Parque Nacional do Caparaó

Parque Nacional do Caparaó/MG

 Parque Nacional do Caparaó  

Foi criado em 24 de maio de 1961, pelo decreto federal nº 50.646, assinado pelo presidente Jânio da Silva Quadros. Abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira. É administrado pelo ICMBio. Possui 31.800 hectares. Está localizado na divisa dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Os picos maiores: Pico da Bandeira (2.891,8 m), Pico do Calçado com (2.849 m), Pico do Cristal (2.770 m), Cruz do Negro (2.658 metros), Pico da Pedra Roxa (2.649 m), Pico dos Cabritos ou do Tesouro (2.620 m), o Pico do Tesourinho (2.584 m), e a Pedra Menina (2.037 m). Possui 02 portarias, a principal, Alto Caparaó, MG, onde esta a sede administrativa e a de Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto,ES.

 História – Por volta de 1859, o imperador Dom Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do império no pico mais alto da Serra do Caparaó. Acredita-se que a denominação Pico da Bandeira se deva a este fato. A Serra foi palco da Guerrilha do Caparaó, instabilidade política ocorrida em 1964, que dizem ter sido idealizada por Leonel Brizola e financiada pelo estadista cubano, Fidel Castro.

Caparaó – Origem do nome – Indígena: ” Águas cristalinas que descem das montanhas” . A lenda: Ó era o nome de um boi muito bravo que vivia nos campos de altitude e assustava os boiadeiros e turistas que visitavam aquela região. Os boiadeiros da região se reuniram em mutirão, subiram a serra e Caparam o Ó, surgindo então o nome “Caparam o Ó”.

OPÇÕES DE PASSEIOS:

Vale verde , cachoeira bonita, tronqueira ( mirante ) e vale encantado

Hotel a portaria = 1,0 Km;

 Portaria ao Vale Verde=0,8 km;

 Portaria até a  Tronqueira= 6,0 Km.

 Tronqueira ao Vale Encantado, caminhada de apróx, 500 m.

Horário:  Abre ás 9:00h e fecha ás 15:00h. ( Limite diário de visitantes, 280 pessoas não flutuante )

TREKKING – PICO DA BANDEIRA

INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO:  Clique no link : Parque Nacional do Caparaó

  •   ( temporariamente suspenso )
Obs.: É permitida a entrada de automóveis de passeio ao parque. O caminho é parcialmente pavimentado, nos trechos mais acidentados.  Existe a opção do transporte, alugando-se  jeeps, que levam até 05 passageiros. (Consultar os valores).

2- Pico da Bandeira
Distância da caminhada: Tronqueira ao Terreirão= 3,7 Km; Terreirão ao Pico da Bandeira=3,2 Km.  Total da caminhada= 6,9Km.
Caminhada diurna: Subir a partir das 08:00h (saída da tronqueira). Levar: Boné/Chapéu, filtro solar, lanche, calçado apropriado, agasalhos, máquina fotográfica, recipiente para água (cantil/garrafa).

Caminhada noturna: Subir antes das 18:00h ( portaria do parque )  Levar: gorro, lanche, calçado apropriado, agasalhos pesados, máquina fotográfica, recipiente para água (cantil;garrafa) barraca. 

Obs: Consultar sobre a disponibilidade de vaga no rancho de pedra.

× Olá, Como podemos te ajudar?